sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Milestones

Os bebês vão crescendo e superando etapas (alimentação, caminhar, falar ,etc). Gosto do termo em inglês milestones, que dá uma idéia de marcos de desenvolvimento, quase como se tivéssemos um bebê antes e outro depois.
Neste momento estamos vivendo um desses milestones, com o desfralde da Lorena. Eventualmente comentarei a respeito em uma próxima postagem.
Outro marco foi o abandono da chupeta (pépi), que aconteceu na última Páscoa. Eu estava bem em dúvida se ela conseguiria largar, pois tinha menos de dois anos na época. Além disso, os pais não foram os melhores exemplos: a Lidi diz que usou chupeta até uns 7 anos. Já eu larguei a chupeta com 3 anos, um episódio que é uma das minhas lembranças mais remotas.
A estratégia que usaram comigo foi ir até a ponte do rio Taquari em Lajeado e deixar a chupeta cair no rio.
Supostamente, muitos peixes se alegrariam brincando com aquele artefato. Além disso, havia a expectativa de que a chupeta flutuaria pelo Taquari até o rio Jacuí, de onde desaguaria no Guaíba em Porto Alegre, onde moravam minhas irmãs.
(secretamente eu alimentava a esperança de que uma delas talvez resgatasse minha querida chupeta)

Relutantemente soltei o bico e fiquei vendo ele até desaparecer na água.
Desconfio que essa estratégia (jogar a chupeta no rio) não é mais aceitável hoje em dia.

Pois bem, no caso da Lorena, simplesmente acertamos uma troca com o coelhinho da páscoa: ele levaria a pépi e eventualmente daria alguma guloseima em troca. Criamos uma expectativa prévia e funcionou. Durante a semana seguinte, ela por vezes pareceu se arrepender da negociação. Mas depois disso nunca mais se interessou pela chupeta.
Por isso estamos confiantes que o desfralde também vai ser bem-sucedido. Já limpamos um bocado de xixi no chão, mas o progresso nos últimos dias foi bem grande. Como falei, talvez valha uma postagem futura.



Nenhum comentário:

Postar um comentário