Pelo que aprendi sobre crianças, até uns dois anos de idade os bebês não interagem muito com outras crianças. Dificilmente fazem alguma brincadeira mais coordenada, como esconde-esconde (ou pique-esconde, como chamam aqui no DF). Eu percebo que só agora a Lorena está começando a brincar de forma mais interativa com os colegas.
Mas mesmo sem essa interação mais forte, dá pra ver que as crianças curtem estar no "meio do tumulto", com outras crianças em volta. Outro dia fomos no parque de Águas Claras. Ali o piso dos parquinhos é de areia, então dá pra balançar, brincar na areia, escorregar, tudo no mesmo local... é bem gostoso. No dia, tinha bastante crianças, aquele burburinho, e a Lorena lá, escorregando e mexendo na areia.
De repente ela olha pra mim e suspira, com aquele brilho no olhar: "Ahhh, paquinho..."
******************
Tem aqueles fins-de-semana em que estamos mais relaxados em casa, sem visitas, e acaba que deixamos a porta aberta na hora de fazer xixi. Numa dessas, a Lorena vem observar o que o pai dela faz ali no banheiro, saber a razão daquele barulhinho de água correndo.
"que é isso, papai?"
"é o tico do papai, minha filha"
"papai tem tico??"
"tem, meu filhote"
Observa mais um pouco, olha para o próprio púbis. Hm, por aqui tudo ainda é igualzinho.
Pelo que soube, da última vez que visitou os avós dela em Rio Grande, também foi dar um conferes enquanto o vovô fazia xixi.
No outro dia, invade o banheiro enquanto a mãe está saindo do banho.
"que é isso, mamãe?"
"é a perereca da mamãe"
Coloca a mãozinha em cima da dita cuja, e diz "hmmm, perereca fofinha".
Agora, volta e meia ela começa a recitar a genitália da família toda. Pra nosso constrangimento, às vezes na frente de estranhos: "Lorena tem perereca, papai tem tico, tia Lou tem perereca, vovô João tem tico. E a mamãe tem perereca fofinha!!"
Que quadro! Lorena e suas pérolas! Que amor... Dinda foi trocar ela e brincou a "xexequinha" da Lorena e ela bem rapidinho, "xexequinha não Dinda, pererequinha da Lolena! "
ResponderExcluirQue quadro! Lorena e suas pérolas! Que amor... Dinda foi trocar ela e brincou a "xexequinha" da Lorena e ela bem rapidinho, "xexequinha não Dinda, pererequinha da Lolena! "
ResponderExcluirNa hora de trocar a fralda aqui em casa, a mamãe perguntou o que a tia Lou tinha e ela disse "tico?" e ai caiu na risada!
ResponderExcluir